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Projeto de Discovery para AES Brasil

A AES Brasil é uma empresa que desenvolve soluções de energia renovável. 

Ela nos trouxe o desafio de mapear os processos de Gestão de Fornecedores e Gestão de CAPEX utilizados pela empresa, identificar os principais pontos de dores e propor soluções factíveis para redesenhar completamente a experiência destes processos a fim de melhorar sua execução a ponto de otimizar recursos tanto físicos quanto financeiros para a AES.

Para a realização desse processo foi utilizada a metodologia do Double Diamond. 

EXPLORING

Mapeamento dos cenários atual e futuro a partir de dados internos e externos a fim de estruturar os principais pontos de dor e objetivos estratégicos a serem endereçados.

Atividades: 

  • Análise da experiência do sistema atual 
  • Entrevista com stakeholders e usuários

Mapeamento inicial do processo

FRAMING

Atividades: 

  • Mapeamento detalhado do Processo de Gerenciamento
  • Definição da Jornada do Usuário
  • Avaliação dos pontos de melhoria/dores/necessidades


JORNADA DO USUÁRIO

Através do desenho da jornada atual do usuário pudemos identificar os pontos de dores em cada parte do processo e em seguida trazer oportunidades de melhoria.

IDEATION

Atividades: 

  • Imersão no conteúdo sobre as jornadas
  • Alinhamento sobre expectativas/realidade
  • Geração de insights/mapa de oportunidades
  • Value proposition design
  • Prototipagem das ideias de processo

Durante a etapa de ideation, foram realizadas 2 agendas de workshop com objetivo de ideação para as soluções de quickwin e backlog do projeto. 

Reunimos as pessoas para identificar colaborativamente um pleno e profundo entendimento dos pontos de dores no processo de Gestão de Fornecedores e Gestão do CAPEX. 

Alinhamos as expectativas em todas as pontas e geramos insumos  para composição de entrega de serviços e soluções. 

 

PLANNING

Matriz de priorização construída em conjunto com o cliente. 

  • A partir das principais ideias validadas, criamos uma matriz de priorização para estabelecer a implementação dos pontos de melhoria do processo.

Construção da Jornada to be

 

Conclusão

Chegamos a conclusão que há necessidade de um sistema que concentre a comunicação dos envolvidos no processo, padronizando as entradas de dados facilitando o tratamento dos mesmos. 

O sistema deverá viabilizar o acesso compartilhado com as áreas envolvidas para que possam colaborar enviando as informações e  visualizar dashboards com as informações pertinentes a cada área, facilitando a tomada de decisões.

Dessa forma o fluxo de trabalho não seria tão concentrado e daria mais autonomia aos envolvidos.

Sobre o projeto:

Esse foi um projeto de Discovery realizado através da empresa Brivia para o cliente AES onde atuei efetivamente em todas as etapas do processo.