A AES Brasil é uma empresa que desenvolve soluções de energia renovável.
Ela nos trouxe o desafio de mapear os processos de Gestão de Fornecedores e Gestão de CAPEX utilizados pela empresa, identificar os principais pontos de dores e propor soluções factíveis para redesenhar completamente a experiência destes processos a fim de melhorar sua execução a ponto de otimizar recursos tanto físicos quanto financeiros para a AES.
Para a realização desse processo foi utilizada a metodologia do Double Diamond.
EXPLORING
Mapeamento dos cenários atual e futuro a partir de dados internos e externos a fim de estruturar os principais pontos de dor e objetivos estratégicos a serem endereçados.
Atividades:
Análise da experiência do sistema atual
Entrevista com stakeholders e usuários
Mapeamento inicial do processo
FRAMING
Atividades:
Mapeamento detalhado do Processo de Gerenciamento
Definição da Jornada do Usuário
Avaliação dos pontos de melhoria/dores/necessidades
JORNADA DO USUÁRIO
Através do desenho da jornada atual do usuário pudemos identificar os pontos de dores em cada parte do processo e em seguida trazer oportunidades de melhoria.
IDEATION
Atividades:
Imersão no conteúdo sobre as jornadas
Alinhamento sobre expectativas/realidade
Geração de insights/mapa de oportunidades
Value proposition design
Prototipagem das ideias de processo
Durante a etapa de ideation, foram realizadas 2 agendas de workshop com objetivo de ideação para as soluções de quickwin e backlog do projeto.
Reunimos as pessoas para identificar colaborativamente um pleno e profundo entendimento dos pontos de dores no processo de Gestão de Fornecedores e Gestão do CAPEX.
Alinhamos as expectativas em todas as pontas e geramos insumos para composição de entrega de serviços e soluções.
PLANNING
Matriz de priorização construída em conjunto com o cliente.
A partir das principais ideias validadas, criamos uma matriz de priorização para estabelecer a implementação dos pontos de melhoria do processo.
Construção da Jornada to be
Conclusão
Chegamos a conclusão que há necessidade de um sistema que concentre a comunicação dos envolvidos no processo, padronizando as entradas de dados facilitando o tratamento dos mesmos.
O sistema deverá viabilizar o acesso compartilhado com as áreas envolvidas para que possam colaborar enviando as informações e visualizar dashboards com as informações pertinentes a cada área, facilitando a tomada de decisões.
Dessa forma o fluxo de trabalho não seria tão concentrado e daria mais autonomia aos envolvidos.
Sobre o projeto:
Esse foi um projeto de Discovery realizado através da empresa Brivia para o cliente AES onde atuei efetivamente em todas as etapas do processo.